O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica que está relacionada a altos índices de morbidade e mortalidade, principalmente no que diz respeito às suas complicações agudas e crônicas, sendo caracterizada por um aumento da concentração de glicose na corrente sanguínea devido a uma deficiência na secreção ou ação da insulina.
O objetivo geral deste estudo foi analisar as principais complicações enfrentadas pelos portadores de diabetes mellitus tipo II, por meio de uma revisão integrativa de literatura.
Os objetivos específicos foram descrever a importância do autocuidado no tratamento da diabetes mellitus tipo II; apontar a assistência de enfermagem da atenção primaria a prevenção da diabetes mellitus tipo II; identificar as principais complicações cardiovasculares do diabetes mellitus tipo II.
Do ponto de vista metodológico, o presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa¸ com a utilização do método de revisão integrativa (RI).
Os principais resultados do estudo apontaram que após busca na literatura foram encontrados 14 artigos que responderam de forma objetiva os objetivos da presente pesquisa.
Concluiu-se então, que as complicações adjuntas a diabetes mellitus tipo dois são serias e de cunho prejudicial diante ao desenvolvimento da vida. Nessa premissa é de total importância o autocuidado diante a patologia, a assistência de enfermagem diante a doença e o cuidado frente às complicações.