Os pesquisadores, docentes e discentes realizam, continuamente, a produção de resultados de suas pesquisas. Nesse sentido, as pesquisas passam por reformulações, ainda mais nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Engenharia. Em outras palavras, essas mudanças passam por resultados preliminares até resultados mais consistentes e refinados, sendo este o percurso de um texto científico.
Desta forma, é muito importante a realização de publicações das pesquisas em anais de eventos (resumos), periódicos (artigos) e editoras (livro ou capítulos de livro).
Toda via, não há nenhuma legislação que impeça a publicação dobrada. Um artigo exposto na Scielo relata este assunto. De acordo com o autor “[…] O percurso natural de um texto científico de boa qualidade é ser publicado em anais de encontro(s) e, na sequência, em um periódico, e ainda transformar-se em capítulo de livro. Esse percurso não implica em conduta ética inadequada do autor, desde que respeitadas as regras do periódico e da editora do livro, relacionadas com direitos autorais”.
Assim, a prática responsável da publicação de pesquisas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses em anais de eventos e, posteriormente, em livros ou capítulos de livros, possuem grande importância para a divulgação do conhecimento científico e a Editora Omnis Scientia apoia esta promoção responsável.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552004000400001. Acesso em 20 de junho de 2020.