| Entrar

CURRÍCULO LATTES: O QUE É E IMPORTÂNCIA

Importância do currículo lattes

CURRÍCULO LATTES: O QUE É E IMPORTÂNCIA

Currículo

Você com certeza já ouviu falar na Plataforma ou no Currículo Lattes. Mas você realmente sabe para que serve? É sobre isso que vamos falar hoje!

O que é o Currículo Lattes?

Criado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 1999, o Currículo Lattes foi feito para atender a necessidade de reunir em uma plataforma a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes de ensino superior no Brasil.

Assim sendo, o Currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes do mundo acadêmico. É por meio dele que os profissionais podem relatar suas experiências, entrar em contato com outros profissionais de diferentes áreas e ter acesso a documentos e materiais de estudo de forma prática.

Qual a importância dessa ferramenta?

O currículo Lattes funciona como o cartão de visitas do profissional para o mercado acadêmico.

Ele sempre é requerido em processos seletivos das áreas da pesquisa e da docência. É o principal documento que se busca – e exigido – para que se possa ser convocado para a vaga.

Nesse sentido, é fundamental que o seu currículo esteja disponível na plataforma, sempre atualizado com todos os projetos, instituições e atribuições em que esteve envolvido ao longo da carreira.

Todos podem ter um Currículo Lattes?

Sim, qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma.

No entanto, como falamos, o Lattes se destina especificamente para comunidade acadêmica e as informações que deverão constar nesta plataforma se destinam a esse tipo de interesse.

Caso sua trajetória profissional se correlaciona melhor para o mercado de trabalho – fora desse universo – talvez seja melhor para você investir o tempo em outras plataformas, que tenham maior visibilidade nesse sentido, como o LinkedIn.

Como utilizar a Plataforma Lattes?

Na Plataforma Lattes é possível consultar ou inserir no currículo vários tipos de materiais ou projetos acadêmicos. Alguns deles são:

Apresentações de trabalhos ou palestras, Artigos publicados, Participação em eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas. Projetos de extensão, Redes sociais, Textos publicados em jornais ou revistas, Projetos de pesquisa, Grupos de pesquisa, Coautoria em artigos, Monografia, Capítulos de livros acadêmicos.

Esperamos ter te ajudado, aqui na Editora Omnis Scientia sempre estamos dispostos a ajudar e impulsionar as mais diversas áreas do conhecimento!

Olá 👋 Podemos te ajudar?