| Entrar

O QUE SÃO INDEXADORES?

A importância dos indexadores nas publicações acadêmicas

O QUE SÃO INDEXADORES?

O que são indexadores nas publicações acadêmicas?

Para o ambiente acadêmico que tem em sua rotina a produção de periódicos científicos, denomina-se indexadores o processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros.

Qual as suas funções?

Seus atributos são armazenar, disseminar e divulgar a produção científica, influenciando na visibilidade dos periódicos e na qualidade da comunicação científica. Em outras palavras, fornecem informações sobre os artigos, dando ao leitor a oportunidade de encontrá-lo por meio de dados como: autor, título do artigo, título da publicação, ano, volume e/ou número do fascículo, número de páginas, entre outros.

ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um dos principais indexadores internacionais. Assim sendo, este funciona como um padrão numérico, ou seja, sequências são formadas a partir de um sistema de registro pelo qual o mercado editorial e livreiro utilizam. A Editora Omnis Scientia, comprometida com o conhecimento científico, possui um prefixo ISBN individual em todas as obras, cujo código numérico é 978-65.

DOI

O DOI (Digital Object Identifier) é um importante indexador internacional. Além disso, o DOI identifica qualquer objeto digital, este registra periódico, artigo, capítulo ou livro digital, além de resumos simples, resumos expandidos e trabalhos completos apresentados em anais de eventos científicos. Nesse sentido, algumas instituições possuem um  prefixo DOI individual, indentificando a marca. Do mesmo modo, a Editora Omnis Scientia, possui um prefixo DOI individual, sob o número 10.47094, em todas as obras.

Informações adicionais

Acesse: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ISSN, ISBN E DOI?

Olá 👋 Podemos te ajudar?