Sua instituição não tem repositório próprio e por isso você está à procura de um repositório de nível nacional e seguro? Então esse texto é para você! Vamos te explicar sobre o Repositório comum do Brasil.
Conhecido como Deposita, o Repositório comum do Brasil é uma base de dados que busca reunir e divulgar a produção científica dos pesquisadores de instituições que ainda não possuem seus próprios.
Para utilizar a plataforma, basta que o pesquisador arquive a sua produção científica no Deposita. Assim, a plataforma irá disponibilizar o seu trabalho segundo os padrões internacionais de bases de dados de acesso aberto, fazendo com que a produção do pesquisador se torne amplamente visível na Internet.
Além de manter os documentos no Deposita, o Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) promove a criação de repositórios nas instituições cuja produção de seus pesquisadores tenha alcançado uma quantidade significativa de documentos.
Ou seja, se você e outros colegas de instituição arquivarem suas respectivas obras na plataforma, o próprio Ibict pode promover a criação de um repositório para a sua instituição!
É bem simples!
O primeiro passo é entrar na plataforma, basta pesquisar por “Repositório comum do Brasil”.
Feito isso, basta buscar na plataforma pelo trabalho que deseja. Você pode ter auxílio dos filtros presentes no site, são eles: autoria, instituição, assunto, tipo de documento, área de conhecimento e ano de publicação.
Aqui na Editora Omnis Scientia incentivamos a pesquisa para todos, sempre aprimorando o nosso processo editorial, por isso, buscamos sempre que o público geral possa ter acesso as nossas obras de cunho científico.
Por isso, todas as nossas publicações são indexadas no Repositório comum do Brasil.