Nos últimos anos, estratégias alternativas de aprendizado foram adotadas pelas instituições formadoras de profissionais da saúde, uma vez que o modelo flexneriano, enfatizador apenas dos aspectos biológicos, apresentava-se como um saber fragmentado corroborando dessa maneira para a dicotomia entre a teoria e as práticas dos serviços de saúde sem considerar os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS, nesse sentido, maneiras de educar e ensinar vieram reestruturandose e se modificando ao decorrer do tempo. Assim, o espaço que outrora era constituído pelo processo didático comum, este destacando-se pela transferência de conhecimentos do professor ao aluno, tido como mero receptor da informação que reconhece a realidade sem ao menos questioná-la (XAVIER, et al,. 2014), ressurge então como um palco para novas formas mais ativas de aprendizado. Nesta ótica, adentra então, como uma nova maneira lúdica de ensino aprendizagem, o cinema como recurso pedagógico para abordar temas relevantes na sociedade acadêmica.
A estratégia de ensino por meio da “sétima arte” propicia a prática da reflexão por parte do educando, uma vez que evidenciam, situações paralelas ao seu cotidiano, constituindo dessa forma um rever de posturas, o que permite considerar outros pensamentos, ao refletir e analisar sobre as situaço?es mostradas em tela. No que se relaciona à educação dos profissionais de cursos promotores da saúde, esta metodologia ativa, pode inserir o estudante como ator protagonista do seu processo ensino-aprendizagem, o que suscita modificaço?es em sua postura e desenvolvimento em seu processo de formação (MOREIRA e RIBEIRO, 2016). Para tanto, permite também deixar de lado alguns ideais pré-concebidos e carregados em suas vivências, que de certa maneira quase sempre acabam por fragilizar o fluxo do exercício profissional, no que tange questo?es particularmente morais e éticas.
Ao adentrar neste eixo moral, ressalta-se então a importância do estudo da bioética na área da saúde, denominada como ética aplicada à vida, instrumento teórico prático indissociável ao exercício profissional e em última análise, cidadã. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo foi construir por meio da utilização do cinema, entendimento e estudo acerca da bioética por estudantes e profissionais da área da saúde.