A atual expansão dos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu no Brasil ampliou o acesso e a melhoria da formação e qualificação profissional, tanto para pesquisa científica quanto para futuros docentes. O curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação é um mestrado acadêmico da Universidade Federal de Minas Gerais, com início da sua primeira turma no primeiro semestre de 2019. As áreas de concentração são em: ‘ocupação, cuidado e funcionalidade’ e ‘ocupação, políticas públicas e inclusão social’, tendo com um dos objetivos buscar o conhecimento e o intercâmbio com profissionais e pesquisadores de diversas áreas em experiências interdisciplinares.
Em março de 2020, o Ministério da Educação, por meio da Portaria nº 343/MEC movida pela situação da pandemia da COVID-19, orientou que as aulas presenciais fossem substituídas por meios digitais (BRASIL, 2013). Em observância a legislação vigente no município de Belo Horizonte, e as recomendações das autoridades sanitárias, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade orientou a retomada das atividades remotas emergenciais da pós-graduação a partir de 01/07/2020, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente. Desde então, as disciplinas estão sendo ministradas na modalidade online via plataformas que viabilizem o acesso.
O Estágio em Docência é umas das disciplinas disponíveis na estrutura curricular da pósgraduação, sendo obrigatório para o mestrando bolsista, e optativa para os demais alunos. Na disciplina, objetiva-se que sejam ampliados os aspectos teóricos e práticos das técnicas de ensino sob orientação/tutoria docente, assim como preconiza a ementa: “preparação do discente, voltada para planejamento de disciplinas de graduação e experiência com os processos pedagógicos de ensino aprendizagem”. Segundo Sarmento, Rocha e Paniago (2018) as práticas e saberes da formação na docência são consideradas um momento fecundo nessa elaboração.
Considerando a oportunidade de expansão do conhecimento, experiência e aprendizagem, foi orientado que a mestranda autora desse relato enviasse como proposta de matrícula a disciplina de estágio em docência, para a qual foi ofertada a oportunidade de participação na disciplina “Práticas e Vivências em Terapia Ocupacional IV”, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – vínculo da orientadora. A disciplina tem como objetivo discorrer sobre a atuação do Terapeuta Ocupacional na vivência institucional, na multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade para desenvolvimento do raciocínio clínico, tendo profissionais convidados pelos estudantes para relatar sobre essa atuação. A organização da disciplina se dava em: participação do terapeuta ocupacional convidado e um encontro subseqüente, no qual os graduandos divididos em grupos de discussão, organizavam uma apresentação reflexiva relativa ao conhecimento difundido pelo profissional, com recomendação de leitura científica prévia como norteadora das discusso?es.
Ao que cerne à tutora da disciplina, de forma contínua e sistemática, durante as aulas e atividades, apoiando os estudantes, sugerindo quando pertinentes materiais didáticos, propondo análise crítica e reflexiva das temáticas de discussão para favorecer a aprendizagem, coordenar as informações recebidas no chat e lista de presença, sensibilizar e estimular o acadêmico a desenvolver comportamento ético profissional na prática da disciplina. Assim, propo?e-se refletir sobre a vivência de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação da Universidade Federal de Minas Gerais na disciplina Estágio em Docência.