Sabe-se que para realizar um pré-natal de maneira integral a uma gestante, necessitamos da atuação de outros profissionais além daqueles da equipe mínima da saúde da família composta apenas por médico, enfermeiro, dentista e agente comunitário de saúde. No caso de gestantes com transtornos mentais e em situação de vulnerabilidade social, esta necessidade de assistência integral se acentua, demandando maior cuidado às especificidades de cada caso e apoio matricial dentro da rede de atenção à saúde. A contribuição e o olhar de outros profissionais neste caso são de extrema valia para prestar uma assistência qualificada.
O diagnóstico médico de transtorno mental não implica na inclusão da gestante na rede de atenção ao pré-natal de alto risco, deste modo, foi elaborado um Projeto Terapêutico Singular (PTS) para esta gestante dentro da realidade da Atenção Primária. O (PTS) consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas planejadas para um indivíduo, uma família ou um grupo, que são resultantes da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar (BRASIL, 2010).
Conforme o caderno de Atenção ao pré-natal de baixo risco (BRASIL, 2013), o objetivo do acompanhamento do pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. E se a usuária não tem condições psicológicas, além das dificuldades financeiras e sociais, faz-se necessário também a assistência da rede intra e intersetorial da saúde.
A presença de transtornos psiquiátricos pode intensificar a situação de vulnerabilidade e impactar de forma direta na gestação, através de condições clínicas que interferem na saúde da mãe e do bebê, a exemplo das maiores das taxas de abortamento e de prematuridade, além disto, também há possíveis implicações indiretas, como negligências nos cuidados pré e pós-natais, assim, o acompanhamento pré-natal é o momento propício para assegurar melhores condições de saúde à gestante e seu bebê.