O I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) objetivou oportunizar aos estudantes e profissionais de saúde, um momento de aquisição de novos conhecimentos sem a necessidade de sair do conforto e segurança de seu lar neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia.
O congresso contou com 4071 inscritos, de todas as regiões do Brasil, entrando para o hall dos melhores eventos online hospedado na EVEN3. Contou com 3291 trabalhos submetidos, sendo 2609 na modalidade resumos simples e 687 na modalidade trabalhos completos, divididos nas seguintes áreas temáticas: Condições Sociais e de Saúde, Epidemiologia, Gerenciamento de Recursos Humanos, Nutrição, Política e Gestão em Saúde, Saneamento Ambiental, Sistemas e Instituições Internacionais de Saúde, Sustentabilidade e Outras.
Aós o parecer da comissão científica, a organização ofereceu menção honrosa para os trás melhores trabalhos, nas duas modalidades de submissão.
Foram oferecidas 15 palestras, das mais diversas áreas, ministradas por profissionais de diversos Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, contemplando diversos cursos das Ciências da Saúde e Ciências Biológicas.
Trabalhos que receberam menção honrosa na modalidade resumo simples:
1º lugar: Enfrentamento da COVID-19 pelas sociedades indígenas do Brasil: um desafio de saúde pública;
2º lugar: Avaliação de DengueTech® em dois períodos pluviométricos, em simulado de campo no município de Macapá, Amapá-Brasil;
3º lugar: Associação entre Síndrome de Burnout e Obesidade em Enfermeiros da Atenção Primária á Saúde.
Trabalhos que receberam menção honrosa na modalidade trabalho completo:
1º lugar: Perfil epidemiológico dos pacientes de SARS-CoV-2 no Brasil;
2º lugar: Avaliação do conhecimento dos profissionais de saúde sobre a raiva e a presença do médico veterinário no NASF-AB no município de Boa Vista/RR;
3º lugar: Expectativa de vida com perdas visuais: um estudo para regiões norte e nordeste do Brasil.
Daniel Luís Viana Cruz
Editor-Chefe