O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado em 2008 com vistas a qualificar o atendimento e consolidar os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS) (BRASIL, 2008). Seu objetivo é atuar de forma integrada e prestar suporte clínico, sanitário e pedagógico às equipes de Saúde da Família (eSF), ampliando a capacidade de resposta à maioria dos
problemas de saúde da população e resolutividade da APS (BRASIL, 2017).
No DF o NASF-AB é composto por equipes multiprofissionais que deverão ser formadas a partir das necessidades de cada território. Em sua composição estão previstos os seguintes profissionais de acordo com a Portaria n° 489 de 24 de maio de 2018: nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e assistente social.
Desde a sua criação os municípios vêm gradativamente aderindo a essa proposta com o objetivo de oferecer retaguarda especializada para as eSF e APS. Apesar do seu crescimento, poucas pesquisas analisam e demonstram a sua distribuição e cobertura nos diferentes municípios do Brasil.
A maioria dos estudos concentra-se em análises dos processos de trabalho e operacionalização das ações, destacando seus desafios e potencialidades (PARENTE et al., 2017). Dessa forma, aponta-se a necessidade da realização de estudos que demonstrem o grau de implantação dessa estratégia.
Portanto, o presente trabalho teve por objetivo verificar a cobertura dos NASF-AB das regiões de saúde do Distrito Federal (DF).