Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de extensão universitária em educação em saúde para prevenção do risco de queda e de lesão por pressão, no âmbito hospitalar em um hospital no Recôncavo Baiano, experienciado por graduandas de enfermagem durante o estágio supervisionado na atenção hospitalar, durante os meses de abril e maio de 2023.
Verificou-se uma alta adesão entre os pacientes e acompanhantes das enfermarias, com participação dialogadas sobre o conceito, sobre os fatores que predispõem o risco de queda e de lesão por pressão e sobre as complicações e os cuidados de controle necessários na unidade de internação. Não houve recusa dos voluntários e a devolutiva foi positiva ao final de cada abordagem, sendo identificada a assimilação do conteúdo discutido.
Dando ênfase a uma temática atual e relevante, reitera-se a importância do papel da enfermeira como educadora no que diz respeito às ações preventivas de agravos decorrentes de quedas e de lesões por pressão, na unidade hospitalar referida.
A educação em saúde permite inovar a maneira de abordar os pacientes internados e os seus acompanhantes durante o tratamento clínico, que pode durar um longo período. Além de possibilitar o seu aprendizado sobre os conteúdos comuns no cotidiano da assistência clínica hospitalar, esse tipo de estudo fortalece a comunicação, a necessidade do cuidado centrado no paciente, a segurança do paciente no âmbito hospitalar e a qualidade dos cuidados de enfermagem.