O envelhecimento e a atividade física são assuntos debatidos com muita frequência no Brasil e no mundo, dada a sua importância para a longevidade bem-sucedida. No interior da Bahia, Guanambi, localiza-se o Departamento de Educação, Campus XII (DEDC/XII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que também tem protagonizado inúmeras discussões sobre essas temáticas no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física (NEPEAF) e no Grupo de Pesquisa sobre Mulher, Gênero e Saúde.
Indubitavelmente, o Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da UNEB tem oferecido condições fulcrais para que as pesquisas direcionadas às pessoas idosas fossem realizadas no DEDC/XII desde sua criação em 2014. Portanto, estes capítulos foram oriundos da experiência dos autores/as em ações no ensino, pesquisa e extensão universitária durante sua vida acadêmica na UNEB. Todos/as tiveram participação efetiva no Programa de Orientação de Exercício Físico para Idosos (PROEFI), por meio de monitoria em projetos de ensino (Praticando o ensino da graduação na extensão universitária), projetos de extensão (UATI: envelhecer com qualidade; Idoso forte não cai: vamos para a UATI; Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Envelhecimento – LEPEEn) ou projetos de pesquisa (Avaliação física e prescrição de exercícios físicos para pessoas idosas).
Ademais, as pesquisas e as intervenções foram financiadas pela UNEB por meio da Pró-Reitoria de Extensão (editais de iniciação à extensão do PROIEX e do Programa UATI), Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (editais de iniciação científica do Programa AFIRMATIVA) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (editais de iniciação científica via programas financiadores CNPq, FAPESB e PICIN).
Assim, convido os leitores para conhecer nossas produções acadêmicas mergulhando nas páginas do e-book intitulado ” Caminhos para a longevidade: pesquisas sobre envelhecimento e atividade física no interior da Bahia”. Outrossim, essa obra é uma forma de celebrar os 10 anos da UATI no DEDC/XII, em que docentes, estudantes e comunidade idosa se encontram para compartilhar diversos conhecimentos, práticas e reflexões. Espero que este livro auxilie todas as pessoas na compreensão de que o envelhecimento não é um fim, mas uma nova fase cheia de possibilidades.
Luiz Humberto Rodrigues Souza