DEFINIÇÃO DO QUADRO
Entende-se por queimadura o quadro clínico resultante da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo humano (VALE, 2005). Queimaduras ocorrem em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição ou contato com chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, eletricidade, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção (SBCP, 2008).
As queimaduras foram responsáveis por 5,9% dos óbitos em menores de 14 anos em 2018, e chama a atenção o fato de que 37,3% dos casos ocorreram em pré-escolares com idade entre 1 e 4 anos. As queimaduras são a segunda maior causa de hospitalizações por motivos acidentais em nosso país, e no ano de 2018 representaram 18,4% de todas as internações por acidentes no geral (SBP, 2020).
A gestão inicial do paciente queimado envolve atuar nos primeiros socorros imediatos, pesquisar lesões secundárias e obter a história precisa e completa do acidente e do histórico médico geral. A abordagem eficaz tem como objetivo inicial minimizar a progressão da queimadura e aliviar a dor. Posteriormente, promove o cuidado adequado da ferida, além de, buscar os resultados favoráveis funcionais e por último estético.