Os Acidentes de Trânsito são um problema de saúde pública no Brasil, podendo ocasionar sequelas ou até mesmo a morte, provocando alterações no desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade moderna.
Quando falamos de acidentes de trânsito, citamos números alarmantes, prejuízos financeiros e principalmente perdas humanas. O Brasil aparece em 5° lugar entre os países recordistas de mortes no trânsito, perdendo para Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, tiveram 204 mil pessoas feridas e 37.306 mortes acometidas pelos acidentes; o Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) indenizou no 1° semestre de 2017, 19.367 mortes e 144.950 pessoas com invalides permanente.
Pode-se considerar algumas das principais causas dos acidentes de trânsito: Situações de Imprudência, que é o uso de bebidas alcoólicas, velocidade acima do permitido pela via, sonolência, veículos sem manutenção, desrespeito as sinalizações, não uso do cinto de segurança, uso do celular na direção e comportamento de precipitação, dentre outros.
Este referido estudo, traz o Perfil Epidemiológico dos Acidentes de Trânsito na Cidade de Imperatriz- MA no ano de 2018, buscando descrever, sexo, faixa etária, tipos de acidentes, ano (2018), e caracterizar quanto a prevalência dos tipos de acidentes Motocicletas, motonetas, Automóveis, ciclistas, pedestres e animais. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa documental de cunho descritivo utilizando-se de uma abordagem de natureza quantitativa. Esta pesquisa teve por objetivo geral: descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito ocorridos na cidade de Imperatriz- MA, no ano de 2018 A pesquisa foi realizada na Cidade de Imperatriz- MA, os dados foram coletados através dos Registros Oficiais do banco de dados do sistema de informação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os resultados demonstraram que os acidentes têm maior prevalência entre jovens (37,52%) do sexo masculino (62%), os acidentes envolvendo motocicletas representam (39,60%). Conclui-se problemática no município ocasiona prejuízos no desenvolvimento econômico, prejuízos financeiros e principalmente perdas humanas, pode-se afirmar que os acidentes de trânsito têm várias causas e que os danos deste evento trazem perdas que podem ser irreparáveis.