Este livro oferece um olhar abrangente e multidisciplinar sobre temas importantes para a saúde pública. Ao longo de seus cinco capítulos, somos apresentados a discussões detalhadas sobre questões que impactam diretamente a vida de muitas pessoas, além de fomentar o conhecimento sobre práticas e fenômenos pouco explorados.
Iniciamos com uma análise dos principais mecanismos de resistência a antibióticos da Klebsiella pneumoniae, um problema crescente nas áreas de microbiologia e infectologia, que tem desafiado a eficácia dos tratamentos convencionais e exigido um esforço constante para desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. A compreensão dos mecanismos envolvidos é vital para a luta contra as infecções nosocomiais e resistentes.
No segundo capítulo, o leitor será imerso nos conceitos fundamentais em otorrinolaringologia, com ênfase nas bases anatômicas e fisiológicas da orelha interna. Este tema é muito relevante para médicos, estudantes e profissionais da saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre as complexidades do sistema auditivo.
A obra segue com um artigo que faz uma análise acerca de como a ausência de inclusão impacta a saúde mental das pessoas neurodivergentes. Os autores apresentam os desafios enfrentados por indivíduos com condições como autismo, TDAH, dentre outras, que muitas vezes encontram barreiras invisíveis no acesso a cuidados adequados, com consequências significativas para o seu bem-estar psicológico.
O quarto capítulo apresenta um estudo sobre estressores traumáticos e o comportamento suicida em bombeiros militares, conectando as experiências extremas dessa profissão com teorias psicológicas. Essa análise mostra como o ambiente de trabalho intenso e frequentemente traumático pode afetar a saúde mental desses profissionais.
Por fim, o livro fecha com uma revisão crítica sobre o estresse ocupacional e o trauma no contexto do bombeiro militar, à luz do modelo demanda-controle (MDC). Este modelo, amplamente utilizado em estudos de saúde ocupacional, oferece um novo olhar sobre como as condições de trabalho impactam diretamente a saúde psicológica de trabalhadores expostos a situações de risco e estresse constante.
A leitura dos capítulos levará os leitores ao entendimento de temas cruciais e contemporâneos na área da saúde, bem como compreenderá a importância da abordagem multidisciplinar na resolução de problemas complexos.
Destaca-se que em nossos livros selecionamos um dos capítulos para premiação como forma de incentivo para os autores, e entre os excelentes trabalhos selecionados para compor este livro, o premiado foi o capítulo 4, intitulado “ESTRESSE OCUPACIONAL E TRAUMA NO BOMBEIRO MILITAR – REVISÃO CRÍTICA À LUZ DO MODELO DEMANDACONTROLE (MDC)”.