INTRODUÇÃO: A Educação em Saúde tem se destacado mundialmente como uma prática que visa, mediante estratégias de promoção de saúde, a disseminação de informações e de conceitos importantes de Saúde Pública para a população em geral. Nesse contexto, é evidenciada a relevância das tecnologias no que se refere à ampliação da disseminação desses conhecimentos.
MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência com educação em saúde, mediante a utilização da ferramenta (aplicativo) para disseminar informações relevantes. A plataforma escolhida para criação foi a GlideApps, e todo o layout da logo foi idealizado e desenvolvido pelo Canvas. O aplicativo foi divulgado por meio de banners na UBS e em um perfil no Instagram , criado com esse propósito.
RESULTADOS: Foram desenvolvidos cinco tópicos no aplicativo com o objetivo de promover a interatividade intuitiva do usuário com a plataforma, como Atendimento, COVID-19, Fique por dentro, Gestação e Primeiros Socorros, além da criação de um perfil em uma rede social, para facilitar ainda mais a comunicação e o acesso à informação.
DISCUSSÃO: O aplicativo foi elaborado com foco nos pacientes assistidos pelo SUS e uma das prioridades foi integrar recursos visuais e auditivos, por meio de textos informativos de fontes confiáveis, vídeos educativos e descrição de áudio para alcançar pessoas portadoras de deficiência. Portanto, evidencia-se que dispositivos como esse geram interesse nos usuários e uma significativa facilidade no acesso à informação, além de ser uma plataforma que preza pela inclusão.
CONCLUSÃO: A utilização dessa ferramenta tecnológica de saúde, em um ambiente virtual, é de extrema importância para educação popular. Urge que novas estratégias, como essa, sejam desenvolvidas na comunidade, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, fácil e atrativo.