A história da humanidade perpassa primordialmente pela capacidade criativa que o ser humano tem de identificar necessidades, elaborar métodos e executar soluções para os desafios do dia a dia.
Tal característica é responsável pela evolução técnica das civilizações, dispondo-se, assim, de vários graus de desenvolvimento. Em outras palavras, a construção do saber tecnológico foi um grande motor para o advento da sociedade moderna.
Etimologicamente, a palavra tecnologia significa “tratado da técnica”. A partir disso, entende-se que, desde a “descoberta” do fogo até a criação da internet, o conjunto de técnicas desenvolvidas pelas sociedades durante o decurso do tempo esteve a serviço do desenvolvimento humano com a finalidade de oferecer comodidade.
Assim, a tecnologia enquanto provedora de tal facilidade no cotidiano nunca esteve tão em voga quanto nos últimos tempos. Desde o pós-revolução industrial, o campo das telecomunicações e informática galgaram grandes avanços no qual teve repercussão tanto nos sistemas sociais quanto econômicos. Inaugura-se aí a “sociedade da informação”.