A Editora Omnis Scientia acredita que nenhum manuscrito deve ser rejeitado apenas com base na “falta de novidade”, desde que o manuscrito seja suficientemente robusto e tecnicamente sólido. Pois desejamos que o processo de revisão seja de caráter educativo, auxiliando os autores no aprendizado de como devem elaborar um bom trabalho. Muitas vezes, a decisão de um periódico de publicar um artigo é dominada pelo que o editor/revisor pensa ser interessante e vai ganhar um maior número de leitores – ambos são julgamentos subjetivos e levam a decisões que são frustrantes e atrasam a publicação. Esta editora fará uma revisão rigorosa de seus artigos e publicará todos os artigos que forem considerados tecnicamente sólidos.
O processo de avaliação desta editora é alcançado em duas etapas, à primeira por integrantes do corpo editorial enquanto que a segunda por avaliação Ad hoc.
Na primeira etapa, ocorre à avaliação dos artigos com relação à delimitação no escopo e se está de acordo com as normas de formatação de artigo. Logo após, os artigos são encaminhados para os avaliadores Ad hoc, pelo editor encarregado pelo processo editorial.
Por outro lado, na segunda etapa, a avaliação Ad hoc dos artigos é realizada “às cegas”, mantendo os avaliadores no anonimato. Além disso, mantemos todo o processo de avaliação “dupla-cega” (double blind review). O tempo para realização desta etapa para os avaliadores é de até 15 dias, com igual período para os autores. Os critérios desta etapa são listados abaixo:
Também consideramos práticas adequadas de avaliação dos artigos científicos os seguintes critérios adicionais:
É importante salientar que algumas práticas indesejáveis devem ser evitadas pelos avaliadores, tais como:
Ao final, os avaliadores deverão enviar o parecer, ao editor responsável, contendo as seguintes opções: aprovado diretamente, aprovado com ressalvas ou rejeitado.
Todos os nossos livros possuem a licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional