Você já teve o receio de desenvolver um trabalho, mas acabar não recebendo o mérito pela sua pesquisa por conta de algum engano com o seu nome? Caso sim, você deveria conhecer o ORCiD.
O ORCiD (do inglês, Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, gratuito e persistente. Sua principal função é distinguir acadêmicos e pesquisadores, resolvendo o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos.
Substituindo as variações de nome por um único código numérico – podemos fazer uma alusão, por exemplo, ao número de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)- facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções.
Além disso, o identificador viabiliza um registro móvel dos vínculos empregatícios dos pesquisadores, facilitando a gestão das atividades acadêmicas e de pesquisa.
Por ser projetado para ser um identificador ao longo da carreira, nenhuma informação que pode mudar ao longo da vida profissional de uma pessoa está embutida no ID. Por isso, a ausência de informações como, país, instituição e área de estudo.
No entanto, usando um ORCID ID os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e vínculos empregatícios.
Vale ressaltar que várias plataformas, como o Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores.
Aqui na Editora Omnis Scientia, os autores podem colocar o link do seu ORCiD e Currículo Lattes associado ao seu nome, nos capítulos de livro publicados conosco. Sendo importante para leitores acessar os currículos dos autores e assim, promovendo reconhecimento dos membros da pesquisa.