| Entrar

CITAÇÃO DIRETA OU INDIRETA?

Aprenda as diferenças entre as citações

CITAÇÃO DIRETA OU INDIRETA?

Tá em dúvida sobre as citações direta e indireta?

Caso você já tenha tido que escrever um relatório ou artigo, você provavelmente já precisou fazer uma citação direta ou indireta. Mas que tipo de citação fazer? Quais são as regras que orientam como fazer essa citação? E, portanto, esteja passando por esse “impasse” agora, esse post é para você!

Mas o que é citação?

Usualmente, uma citação é um trecho extraído de outra fonte, que tem a finalidade de compor um argumento em uma dissertação. O uso da citação é muito importante, uma vez que expressa ao leitor que você pesquisou sobre o assunto, a fim de eriquecer sua tese.

os a explicar as diferenças e conceitos entre cada tipo de citação, vale ressaltar que o uso adequado das citações é conduzido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Desta forma, existem dois grupos gerais de citação, a direta e a indireta, mas ainda dentro desses grupos, há algumas subdivisões.

Citação direta X Citação indireta:

Em geral, a citação direta é a transcrição exata de um trecho da obra do autor consultado, podendo ser considerada como curta ou longa. deste modo, utiliza-se a citação curta, quando o trecho possuir até três linhas, por outro lado, a longa é utilizada quando esse limite é ultrapassado.

De outro modo, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório. Desta forma, demonstra entendimento do texto original, por meio da adaptação do trecho para o tom que você quer dar a seu trabalho. Além disso, não são utilizadas aspas, nem é feito outro tipo de destaque, sendo a citação apresentada no corpo do texto.

Citação curta X Citação longa:

Na citação curta, o trecho pode aparecer no meio do texto, sem a necessidade de qualquer mudança no tamanho da fonte ou no espaçamento. Além disso, deve haver a referência, a menção ao autor da citação e a inclusão do ano da obra e página, entre parênteses.

Enquanto que na citação longa, deve-se selecionar uma fonte menor e incluir o espaçamento simples de linhas, além de mexer na disposição dos parágrafos, e, diferentemente da citação direta curta, não há uso de aspas.

Contudo, não importa qual seja o tipo de citação, a fonte sempre deverá ser incluída na bibliografia.

Com essas dicas você já pode começar a realizar sua publicação pela Editora Omnis Scientia!

Referências:

Citação Indireta: O Que é, Dicas e Como Fazer [ABNT]. PUC GOIÁS. Acesso em 26/02/2021.

NEVES, Flávia. Citação indireta: como fazer? NORMA CULTA. Acesso em 26/02/2021.

Citação direta – Normas ABNT. Normas ABNT. Acesso em 26/02/2021.

Olá 👋 Podemos te ajudar?